Descrição
Depois de ter entrado no imaginário dos portugueses como “o gajo dos cartazes” na sua brilhante participação no “Got Talent Portugal” (RTP), o humorista tornou-se figura regular do Canal Q, nos programas “Graças a Deus”, “TMN Caça ao Cómico” e “Arena da Mentira”, seguindo-se “Bolhão Rouge” (Porto Canal), “Vox – Em Busca da Comédia” da (TVI+).
Ao vivo, Hugo Rosa apresenta o seu segundo espetáculo a solo de Stand Up Comedy “Pai em Pânico”, onde disseca todos os chavões da parentalidade respondendo a questões de vital importância como “qual a melhor marca de fraldas?” e “o que são mamas ingurgitadas?”.
Paralelamente ao seu espetáculo a solo, Hugo Rosa juntamente com o humorista Vasco Correia criaram o espetáculo sobre parentalidade “Vai perguntar à tua mãe”.
Descrito pelos seus pares como uma pessoa honesta e dedicada, Hugo Rosa orgulha-se em ter partilhado uma kebab com o Ayrton Senna no ano passado.
As suas atividades profissionais inserem-se nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO :
ODS 3 – Saúde de qualidade: A participação em festas e espetáculos humorísticos pode promover o bem-estar emocional e mental das pessoas, proporcionando momentos de alegria e diversão.
ODS 4 – Educação de qualidade: O trabalho de Hugo Rosa, especialmente o seu espetáculo “Pai em Pânico” e o espetáculo “Vai perguntar à tua mãe” em parceria com Vasco Correia, ao abordar questões relacionadas à parentalidade, oferece um espaço para discussão e conscientização sobre o tema.
ODS 5 – Igualdade de gênero: Hugo Rosa aborda questões relacionadas à parentalidade de forma humorística, o que pode contribuir para desafiar estereótipos de gênero e promover a igualdade de gênero.
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: Embora seja uma conexão indireta, o humor pode desempenhar um papel na promoção de uma sociedade mais pacífica e justa, ao abordar temas sociais de forma crítica e humorística.
Curriculum
Comediante de Stand Up desde Novembro de 2009. Contabiliza à data cerca de uma centena de actuações tendo já partilhado o palco com alguns dos maiores nomes da comédia nacional, tais como António Raminhos, Carlos Moura e Luis Filipe Borges.
Vencedor do Open Mic do LOL Fest Lisboa.
Terceiro Classificado da 2ª edição do TMN Caça ao Cómico.
Guionista do "ProGama da Joana" de Junho a Dezembro de 2011. O "ProGama" foi uma rúbrica semanal no Curto Circuito da SIC Radical, apresentado por Joana Gama, radialista da RFM.
Actor de Improviso com os Café Improv desde Dezembro de 2011. Entram em palco no Teatro da Comuna todas as 4ª e 5ª-feiras até 31 de Março de 2011.
O Café Improv é formado por ex-Membros do Comicídio, também este um grupo de improv com existência entre Março de 2011 e Dezembro 2011.