Curriculum
Origo (origem em latim) busca desde 2011 dar vida aos manuscritos que o tempo não consegue apagar.
Nesta jornada de sete anos o ensemble vocal feminino marcou presença nas mais importantes Feiras Medievais e Recriações Históricas do país, nomeadamente Feira Afonsina, Feira Medieval de Penedono, Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.
Editou o disco Radix em 2014 com cantigas medievais da Península Ibérica. Radix obteve a bênção da critica em revistas como a Blitz e Jornal Público.
O ensemble fez apresentações em ciclos de concertos de música antiga participando ativamente na promoção do património edificado com o ciclo Monumentum em Lamego.
No ano 2017 o ensemble foi além-fronteiras, nomeadamente na Alemanha e França em festivais, feiras medievais, recriações históricas e concertos singulares em catedrais.
Nas suas apresentações o ensemble interpreta a capella obras medievais e renascentistas, grande parte com arranjos originais concebidos por Sónia André para o ensemble Origo.
Estas obras tocadas ou intocadas pelo ensemble ganham corpo através do instrumento primordial – a voz.
O repertório abrange obras dos compositores mais importantes da Europa, certo que alguns menos conhecidos, percorrendo a linha temporal do século X ao XV.
As performances envolvem o público numa viagem sensorial primordialmente auditiva, onde se cantam histórias de outros tempos.