Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

João Paulo

Cidade
Descrição
Ananin Ananão Ananin Ananão é o nome do primeiro tema e também aquele que dá nome ao disco do músico JP (João Paulo, membro do grupo Adiafa), que lança assim o seu primeiro trabalho a solo. Ananin Ananão é um disco Infantil de cariz tradicional, tendo como principal componente a Viola Campaniça ou Viola do Alentejo, como também é conhecida. Com textos originais de histórias e lengalengas infantis, JP tem como principal objectivo com este projecto, a divulgação da Viola Campaniça junto da geração mais nova e desta forma contribuir para a continuidade deste instrumento. Neste trabalho, o músico contou com algumas participações como a de Jorge Benvinda (Virgem Suta), João Nunes, Gabriel Costa, Joaquim Simões, entre outras. Este projecto teve o apoio de GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas)
Curriculum
João Paulo Sousa, nasceu em Beja a 21 de Fevereiro de 1976, músico autodidacta, iniciou a sua ligação à música tradicional através da dança quando com apenas 7 anos de idade integrou um rancho folclórico “Improviso de S. Matias”, da terra onde cresceu. Aos 11 anos forma a sua primeira banda, os “Psico-Forma”, um grupo de baile que integrou até aos 17 anos. Terminado este grupo fez carreira a solo como organista em animações de festa e arraiais. Em 1994, integrou também agora como baterista, o grupo de música popular de Beja, o “Trigo Limpo”, onde se manteve durante 2 anos. No ano de 1999 entra para o grupo “Adiafa” onde após a gravação do seu primeiro trabalho discográfico, salta para as luzes da ribalta chegando em 2003, um ano após o lançamento do álbum homónimo, “Adiafa”, ao 1º lugar do top nacional de vendas com mais de 50.000 discos vendidos, o que o levou a fazer centenas de espectáculos por todo o País e estrangeiro, onde se destacam os espectáculos realizados no Pavilhão Atlântico, na 1ª parte da estrela colombiana “Shakira”, perante uma plateia de mais de 20.000 pessoas e o espectáculo em Albufeira onde partilhou o palco com a estrela brasileira “Daniela Mercury”. Durante o ano de 2002, participou ainda como cantor convidado no CD “Cabeças no Ar”, um projecto de Rui Veloso, João Gil, Tim e Jorge Palma. Em 2004, grava e faz co-produção do 2º CD do grupo Adiafa “Tá o Balho Armado” e em 2008 grava “Nã Há Vagar”, o 3º trabalho do grupo. Pelo meio participou ainda como musico convidado em trabalhos como discográficos “Vozes D’Alqueva” e no 1º CD do músico “Jorge Vadio”. Em 2008 forma o grupo “Modas à Campaniça”, um grupo de musica popular de cariz tradicional. Em 2010, juntamente com João Gil, José Emídio (Adiafa), Luís Esoinho (Adiafa) e Paulo Ribeiro, surge o grupo “Baile Popular” onde contam para a gravação do trabalho, com as presenças dos músicos convidados Alexandre Frazão, Mário Delgado e Miguel Amado. Também em 2010 cria o projecto de Humor “Os Campaniços” onde é o responsável pelos os textos representados. Este projecto valeu-lhe um lugar como autor no livro “Heróis à Moda do Alentejo” e em 2011 lança o seu 1º CD deste projecto “O meu primeiro namoro”. Em 2012 grava o 2º CD dos “campaniços”, “A prenda Prá Sogra” e participa ainda como convidado no CD “Avis Rara” do grupo “Gaiteiros de Lisboa”.
Video

A central de Artistas

Central de Artistas - geral@centraldeartistas.pt / +351 919 530 905 (chamada para a rede móvel nacional)

É uma plataforma gratuita de exposição e promoção de artistas profissionais, que divulga e possibilita para contratação, a arte e os serviços dos utilizadores de uma forma intuitiva e de fácil acesso.

Tem como destinatários o curioso das artes e o potencial cliente que procura a melhor solução para o seu evento.