Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Fausto Bordalo Dias

Cidade
Descrição
Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias nasceu em 26 de Novembro de 1948, em pleno oceano Atlântico, a bordo de um navio chamado «Pátria» que viajava de Portugal para Angola. Foi nesta antiga colónia portuguesa que passou a infância e adolescência e começou a interessar-se por música.

Filho de beirões, assimilou os ritmos africanos a que juntaria, mais tarde, os das suas origens lusas.

O primeiro grupo de que fez parte chamava-se Os Rebeldes e cultivava, naturalmente, a música pop da altura.

Em 1968, com 20 anos, fixou-se em Lisboa para iniciar os estudos universitários (é licenciado em Ciências Sócio-Políticas e frequentou um mestrado de Relações Internacionais) e foi no âmbito do movimento associativo que se revelou como cantor, aproximando-se rapidamente do movimento que já integrava então nomes como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire ou Vieira da Silva – juntamente com José Mário Branco ou Luís Cília, que viviam no exílio – e que teve um importante papel político e cultural na resistência aos últimos anos do fascismo e no processo revolucionário iniciado com o 25 de Abril de 1974.

É impossível dissociar o seu nome de discos tão fundamentais da música portuguesa contemporânea como «Por Este Rio Acima», «O Despertar dos Alquimistas», «Para Além das Cordilheiras», «A Preto e Branco» ou «Crónicas da Terra Ardente». Com Fausto, é toda uma viagem pelo universo dos sons, da memória colectiva, do sentir mais profundo que nos une enquanto comunidade(s).
Curriculum
Fausto é nº1 no top nacional Com «Em Busca das Montanhas Azuis»

O novo disco de Fausto Bordalo Dias atinge o primeiro lugar do top nacional de vendas logo na primeira semana. «Em Busca das Montanhas Azuis» é o título do álbum que colocou o compositor no topo da tabela de vendas.

Pela primeira vez na carreira de Fausto Bordalo Dias é atingido o primeiro lugar do top de vendas. É o reconhecimento pelo público do grande valor artístico de uma obra incomparável, patente neste novo disco, que encerra a trilogia.

Fausto Bordalo Dias destaca-se ao longo da sua carreira pela sagacidade com que sempre abordou a música. Com base no desenvolvimento e estilização da rítmica tradicional portuguesa, a que sempre juntou uma escrita poética e muito cuidada, o percurso de Fausto é único no universo musical português.

Com «Em Busca das Montanhas Azuis», editado no passado dia 21 de Novembro, Fausto atingiu o primeiro lugar do top nacional de vendas em Portugal.

Citações da imprensa nacional:

«é um dos grandes discos do ano, e sem receio de erro, da década» Nuno Pacheco (Público)

«é uma obra-prima da música popular portuguesa» Pedro Dias Almeida (Visão)

«é brilhante, sim senhor» Tiago Pereira (jornalI)

“nunca se fez nada assim” João Gobern (Correio da Manhã)

Fausto Bordalo Dias conclui a trilogia que começou com a edição do disco «Por Este Rio Acima», em 1982, e prosseguiu com «Crónicas da Terra Ardente», em 1994.

Se os primeiros trabalhos abordavam a saída dos portugueses em direcção a África e a sua viagem marítima até lá, o novo trabalho descreve a entrada em terra firme do continente africano.

A conclusão do tríptico reforça a importância máxima da criação de Fausto.

Não só num formato de retrospectiva da história de Portugal, mas incidindo muito profundamente no presente e nas relações mantidas entre Portugal e o continente africano, num momento de reflexão sociológico, musical e político que sempre fez parte do código de composição de Fausto Bordalo Dias.

Em termos musicais o disco eleva o patamar para uma nova descoberta de abordagens à música tradicional portuguesa, num trabalho intenso que Fausto tem mantido ao longo da sua carreira.

Sendo um disco há muito tempo aguardado, as expectativas são enormes em torno deste regresso de um artista considerado por muitos como um dos patrimónios indispensáveis da história da música portuguesa.
Video
Video
Video

A central de Artistas

Central de Artistas é uma plataforma gratuita de exposição e promoção de artistas profissionais, que divulga e possibilita para contratação, a arte e os serviços dos utilizadores de uma forma intuitiva e de fácil acesso.

Tem como destinatários o curioso das artes e o potencial cliente que procura a melhor solução para o seu evento.